MENU
Os jovens são a riqueza da Igreja, diz Papa Francisco
19/02/2016 12:29 em A12 - Aparecida

Como em suas últimas viagens, o Papa Francisco teve um momento especial para se encontrar com a juventude do México. O encontro aconteceu na tarde do dia 16, no estádio “José Maria Morelos y Pavón”, em Morelia.

O Papa iniciou seu discurso dizendo que os jovens mexicanos são o tesouro do país: “Eu não disse a esperança desta terra, mas a sua riqueza. Não se pode viver a esperança, pressentir o amanhã, se antes a pessoa não consegue estimar-se, se não consegue sentir que a sua vida, as suas mãos e a sua história, têm valor”.

E continuou: “Nem tudo está perdido. Não estou perdido, valho... e muito! A principal ameaça à esperança são os discursos que te desvalorizam, fazem te sentir um ser de segunda classe. A principal ameaça à esperança é quando sentes que não interessas a ninguém, ou que te deixaram de lado”.

“(...) A principal ameaça é quando uma pessoa sente que tudo aquilo de que precisa é ter dinheiro para comprar tudo, inclusive o carinho dos outros. A principal ameaça é crer que pelo fato de ter um grande carro, és feliz”.

Falando ainda sobre a valorização de si mesmo, o Papa reforçou aos jovens: “Vocês são a riqueza do México, vocês são a riqueza da Igreja” (...). “Não pensem que digo isto, porque sou bom ou porque já vejo tudo claro! Não, queridos amigos, não é por isso.

Digo isto a vocês, e digo-o convencido, sabem por quê? Porque, como vocês, creio em Jesus Cristo. E é Ele que renova continuamente em mim a esperança, é Ele que renova continuamente o meu olhar. É Ele que me convida continuamente a converter o coração. Sim, meus amigos! Digo isto, porque em Jesus encontrei Aquele que é capaz de estimular o melhor de mim mesmo.

E é graças a Ele que podemos abrir caminho; é graças a Ele que sempre podemos recomeçar; é graças a Ele que podemos ganhar coragem para dizer: não é verdade que a única forma possível de viver, de poder ser jovem seja deixar a vida nas mãos do narcotráfico ou de todos aqueles que a única coisa que fazem é semear destruição e morte”.

“Jesus Cristo é Aquele que desmente todas as tentativas de tornar vocês inúteis, ou meros mercenários de ambições alheias”, disse o Papa, que em seguida destacou:

“Vocês me pediram uma palavra de esperança. A que tenho para dar, chama-se Jesus Cristo. Quando tudo parecer pesado, quando parecer que o mundo cai em cima de vocês, abracem a sua cruz, abracem a Ele e, por favor, nunca larguem a Sua mão; por favor, nunca se afastem d’Ele.

É assim, junto com Ele é possível viver plenamente, junto com Ele é possível crer que vale a pena dar o melhor de vocês mesmos, ser fermento, sal e luz no meio dos amigos, no seu bairro, na sua comunidade”.

Exortação do Papa sobre o egoísmo – Na sua despedida, o Papa foi ao encontro da multidão. Movido pela emoção, um jovem se jogou em cima do Pontífice, que se desequilibrou e caiu por cima de uma criança que estava numa cadeira de rodas. Neste momento, Francisco exortou o jovem: “Não seja egoísta!”.

COMENTÁRIOS