MENU
Pe. Eduardo responde: O que é Quaresma?
14/03/2017 09:56 em Rede Século 21

É o Tempo litúrgico de quarenta dias que antecede a Semana Santa, começando na Quarta-feira de cinzas. Tempo de oração, penitência e jejum, preparando-nos para a Páscoa.

Por que quarenta dias?

Por causa dos quarenta dias que Jesus passou no deserto, em jejum, vencendo as tentações diabólicas, preparando-se para sua missão. Nós também somos chamados a vencer as tentações e renovar nosso propósito de conversão, a caminho da santidade.

Por que começa na quarta-feira?

Tudo depende da Páscoa, que é sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera. A partir daí as datas são marcadas. Se voltarmos quarenta dias a partir do Domingo de Ramos, que é o começo da Semana Santa, chegaremos à quarta-feira de cinzas.

Qual o significado da cinza?

É o símbolo de penitência e conversão. Antigamente, ao impor as cinzas, o padre falava: “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás”. Hoje, ele fala: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. O rito nos lembra que o mais importante é nossa conversão sincera.

Como aproveitar melhor a quaresma?

Sugiro a prática das Obras de Misericórdia! Elas se dividem em dois tipos: Corporais e Espirituais.

As corporais são:

1ª Dar de comer a quem tem fome; 2ª Dar de beber a quem tem sede; 3ª Vestir os nus; 4ª Dar pousada aos peregrinos; 5ª Assistir aos enfermos; 6ª Visitar os presos; 7ª Enterrar os mortos.

E as espirituais são:

1ª Dar bom conselho; 2ª Ensinar os ignorantes; 3ª Corrigir os que erram; 4ª Consolar os aflitos; 5ª Perdoar as injúrias; 6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; 7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.

 

Pratique e sua Quaresma será Santa!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!