MENU
I Congresso Continental da Misericórdia acontece no Santuário de Aparecida
23/06/2017 09:31 em acidigital.com

O Santuário Nacional de Aparecida acolhe de 22 a 25 de junho o I Congresso Continental da Misericórdia nas Américas promovido em parceria com o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, no qual também recordará os 300 anos do encontro da imagem da Virgem Maria no rio Paraíba do Sul.

A escolha da sede do evento se deu justamente por conta do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida para, assim, tornar mais forte a experiência do encontro com a misericórdia de Deus por meio da Virgem Maria.

“A palavra misericórdia na língua de Jesus, o hebraico e aramaico, significa útero, entranha, colo, lugar onde a vida é gerada e o Santuário de Aparecida é o colo misericordioso do Brasil, por isso o próprio Santuário representa um espaço onde as pessoas veem para receber o colo de Deus e Maria é metáfora do colo de Deus, Maria é Mãe da Misericórdia", comenta o assessor teológico do evento, Padre Joãozinho, scj.

O Congresso tem por objetivo pensar a identidade da Igreja como Igreja de misericórdia e será norteado pelo tema “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem” (Lc 1,50).

São aguardadas cerca de 350 pessoas que participarão de Missas, conferências, testemunhos, produções culturais e oração do terço da misericórdia. A referência para as atividades será a bula do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, Misericordiae Vultus , apresentada no contexto das três pessoas da Santíssima Trindade e na figura da Virgem Maria.

O projeto conta com o apoio do Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e do Arcebispo emérito de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis. O anfitrião será o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

“Chegou o momento da mensagem da Divina Misericórdia derramar a esperança nos corações, tornando-se a centelha de uma nova civilização, a civilização do amor”, explicou Dom Damasceno, responsável pelas primeiras tratativas do evento em 2015.

COMENTÁRIOS