MENU
Os 516 anos da Primeira Missa no Brasil
29/04/2016 09:44 em catolicanet.com

A primeira Missa celebrada no Brasil completa 516 anos. No dia 22 de abril de 1500, chegaram as 13 caravelas lideradas por Pedro Alvares Cabral. Ao avistar do mar um monte, ele o chamou Monte Pascoal, por ser o oitavo dia da Páscoa. Ao desembarcarem em terra firme, os descobridores portugueses foram recebidos por cerca de dezoito índios e fizeram a troca de presentes.

A seguir, a bordo de suas Caravelas subiram para um lugar mais protegido e foram parar na praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro, litoral sul da Bahia. Exatamente ali, em 26 de abril de 1500, domingo, foi celebrada a primeira Missa em solo brasileiro.

O escrivão Pero Vaz de Caminha descreve o acontecimento em uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel: “Depois de 47 dias navegando pelo oceano Atlântico, ao chegarem à praia da Coroa Vermelha, dois carpinteiros fizeram uma Cruz e a plantaram na areia”.

Primeira Missa

A Missa foi celebrada pelo Frei Henrique, com mais alguns clérigos. Participaram da celebração mil homens, entre oficiais e marinheiros, e cerca de duzentos índios, que acompanhavam o que acontecia com atenção, respeito e adoração.

Em sua homilia, o sacerdote fez uma narração da vinda dos portugueses. Vaz de Caminha acreditava que a conversão dos índios seria fácil, uma vez demonstraram muito respeito quanto à religião.

No entanto, os portugueses tentavam mostrar aos índios o respeito que tinham pela cruz: ajoelharam-se, um por um, e a beijaram. Alguns índios fizeram o mesmo gesto. Vaz de Caminha pediu ao rei que mandasse logo clérigos para batizá-los.

A segunda Missa foi celebrada no dia 1º de maio, na foz do rio Mutarí. Assim, nasceu o que, hoje, é considerado o maior país católico do mundo.

Fonte: Rádio Vaticano

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!