MENU
Quem é o Homem do Sudário?
20/05/2016 12:56 em acidigital.com

Exposição “Quem é o Homem do Sudário?”

retorna ao Rio de Janeiro

No dia de Corpus Christi, próximo 26 de maio, a exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário?” será inaugurada no Rio de Janeiro, na segunda vez em que passa pela Cidade Maravilhosa.

A mostra ficará na catedral Metropolitana de São Sebastião e a inauguração será realizada pelo Arcebispo, Cardeal Orani João tempesta, às 18h30, apósmissa solene.

Segundo informações da Arquidiocese, esta mesma exposição se encontra fixa em diversos países e, foi reproduzida no Brasil como agradecimento após uma graça alcançada na mesma mostra em Jerusalém.

A primeira cidade brasileira a receber a mostra foi Curitiba, em 2010. Em seguida passou por Brasília, até chegar ao Rio de Janeiro, onde ficou de 2012 a 2013, sendo uma das atrações de Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Entre 2013 e 2016, ela exposta em São Paulo, Bauru, Blumenau, Florianópolis, Feira de Santana, Salvador, Maceió, Belém, Fortaleza, Belo Horizonte e agora retorna à capital fluminense.

O organizador da exposição, Padre Alexandre Paciolli, considera que, além de conhecer a história do Santo Sudário, os visitantes poderão aprofundar a fé nessa mostra.

“Eles podem encontrar todos os estudos científicos, aprovados pelas grandes universidades do mundo sobre o Santo Sudário de Turim. Podem encontrar também uma estátua em bronze feita por um dos escultores da Porta Santa que está na Basílica de São Pedro (Luigi Enzo Mattei), e outras peças que vão levando as pessoas a descobrir quem é o Homem do Sudário, quem é aquele que foi colocado sobre o Sudário que está guardado em Turim”, elencou o sacerdote ao site da Arquidiocese.

A exposição é dividida em cinco fases e contém uma réplica do Sudário de Turim, em tamanho original de 4,41m x 1,13m, além de réplicas da tumba, dos pregos, flagelos e da coroa de espinhos. Há ainda as moedas, cuja impressão se encontra sobre os olhos do Homem do Sudário, são originais da época da Palestina.

O visitante também poderá ver mais de 30 painéis, que incluem estudos sobre o lençol sepulcral, a desmistificação do teste do Carbono 14 e o percurso histórico.

O Santo Sudário é o objeto mais estudado de toda a humanidade e foram selecionados os melhores profissionais para analisá-lo nas áreas da palinologia, patologia forense, botânica, física, química, numismática, iconografia e tecnologia têxtil, entre outras.

Para comprovar a autenticidade do tecido que envolveu o Homem do Sudário, vídeos apresentam para o público as diversas pesquisas científicas realizadas, incluindo os estudos do botânico israelense Avinoam Danin sobre as imagens florais e do patologista forense Max Frei sobre os pólens.

A exposição “Quem é o Homem do Sudário?” ficará aberta ao público na catedral do Rio de Janeiro até novembro, com funcionamento diário, das 8h às 17h. O visitante que quiser colaborar com as obras sociais da Igreja pode levar um quilo de alimento não perecível.

COMENTÁRIOS