MENU
Franciscano é premiado como o melhor professor do mundo
29/03/2019 11:20 em notíciascatolicas.com.br

Peter Tabichi, irmão franciscano e professor de ciências, foi premiado com o Nobel da Educação (Global Teacher Prize) 2019, por seu trabalho significativo na educação em uma das zonas de extrema pobreza do Quênia.

Sua vitória foi anunciada no Fórum Mundial de Habilidades e Educação, em 23 de março de 2019. O prêmio foi entregue pelo renomado ator Hugh Jackman na cerimônia realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos. O irmão franciscano foi escolhido entre 10 mil professores indicados de 179 países.

O religioso de 36 anos doa 80% de seu salário para projetos da comunidade local, ensina na Escola Secundária Keriko Mixed Day, em Pwani Village, que fica em uma parte distante do Vale do Rift, no Quênia, e acolhe jovens estudantes de diversas culturas e religiões que se esforçam para obter um futuro melhor.

“Sinto-me genial. Não posso acreditar, estou muito feliz por estar entre os melhores professores do mundo. Ser o melhor professor do mundo”, afirmou após receber o Prêmio de Educação.

Recebeu também um milhão de dólares que serão usados ??em benefício da educação em sua comunidade.

“Vou devolver este prêmio à sociedade, porque sou um religioso. Nossas necessidades estão atendidas: comida, roupas, tudo. Então, me fará muito feliz a maneira como esse grande momento beneficiará a sociedade”, refletiu o irmão Tabichi.

“Os jovens da África já não serão mais barrados pela falta de expectativas, a África produzirá cientistas, engenheiros, empresários cujos nomes serão um dia famosos em todos os cantos do mundo. E as jovens serão uma parte importante desta história”, assinalou à BBC.

Afirmou que “para ser um grande professor é preciso ser criativo para abraçar a tecnologia. É importante promover formas modernas de ensino”.

Apesar das carências de equipamentos na escola, onde a relação aluno professor é de 58 para 1, Tabichi conseguiu instruir seus alunos em Matemática e Ciências. Através de um clube de fomento do talento e do Clube de Ciências da escola, ajudou seus alunos a elaborarem projetos de pesquisa, dos quais 60% estiveram aptos para as competições nacionais junto com as melhores escolas do país.

Atualmente, a equipe de Ciências Matemáticas está se preparando para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia INTEL 2019, no Arizona (Estados Unidos).

“Ver meus alunos crescerem em conhecimento, habilidades e confiança é minha maior alegria ao ensinar! Quando se tornam resilientes, criativos e produtivos na sociedade, sinto-me muito satisfeito porque ajo como o melhor facilitador de destinos e como a chave que desbloqueia o seu potencial da forma mais emocionante”, manifestou.

O franciscano tem como objetivo promover a ciência não só no Quênia, mas em toda a África, assim como melhorar as expectativas futuras de seus alunos. “Como professor, eu busco ter um impacto positivo não só no meu país, mas em toda a África”, assegurou.

O Global Teacher Prize é uma iniciativa da Fundação Varkey para destacar a importância dos educadores em todo o mundo, a fim de reconhecer seus esforços.

COMENTÁRIOS