MENU
Furacão Matthew
07/10/2016 19:16 em Mundo

O poderoso furacão Matthew continuava a avançar pela costa leste do estado norte-americano da Flórida na manhã desta sexta-feira, com ventos de quase 200 km/h e chuvas torrenciais.

Desde a quarta-feira, 5 de outubro, a população da costa leste Flórida vem sendo orientada para tomar todas as providências para se proteger das tempestades provocadas pela passagem do furacão. Isto inclui proteger janelas com tapumes, estocar água e mantimentos e ter uma série de acessórios que poderão ajudar a retomar as atividades após a passagem do furacão. Mais de 1 milhão de pessoas tiveram que deixar suas casas na Flórida. No Haiti, o país mais pobre do Caribe, mesmo com os avisos da chegada do furacão, o número de vítimas fatais passava de 400 na manhã desta sexta-feira, segundo as notícias da imprensa internacional.

 O furacão Matthew se deslocava muito próximo da costa leste da Flórida na manhã desta sexta-feira, 7 de outubro, e perdeu um pouco de força baixando da categoria 4 para a categoria 3. Mas mesmo assim, continua sendo um furacão muito forte e perigoso. Mesmo com a previsão de gradual enfraquecimento nos próximos dias, Matthew ainda terá influência em parte da costa leste dos Estados Unidos pelo menos até a próxima segunda-feira, provocando muita chuva e ventos intensos.

No boletim das 12 UTC, 9 horas em Brasília, do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) o olho do furacão estava a cerca de 55 km a norte/nordeste do cabo Canaveral, onde fica a base de lançamentos de foguetes espaciais dos Estados Unidos.

Seus ventos constantes eram da ordem de 195 km/h, com rajadas eventuais mais intensas, e a pressão mínima no centro da baixa pressão era de 944 hPa.

O furacão se movimentava na direção norte/noroeste com 20 km/h. A velocidade de deslocamento diminuiu nas últimas 24 horas.

Ventos com força de furacão se estendem por até 95 km a partir do centro do sistema.

A previsão é que o furacão Matthew enfraqueça um pouco mais nas próximas 48 horas, mas ainda deve ser um furacão de categoria 3. O furacão continua se deslocando pela costa da Georgia e da Carolina do Sul neste sábado. Matthew deve se transformar numa tempestade tropical somente na segunda-feira, mas mesmo assim continuará espalhando sua instabilidade ao largo da costa da Flórida até a Carolina do Norte.

Grandes ondas e tornados

Não é apenas a ventania e a chuva torrencial do furacão Matthew que causam danos. A formação de tornados e trombas d´água são comuns em situações como esta, além de grandes ondas e ressacas.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!