MENU
Aos pés do Cristo Redentor “vestido de médico”, o Brasil é novamente consagrado ao Sagrado Coração
14/04/2020 19:41 em notíciascatolicas.com.br

No domingo de Páscoa, 12 de abril, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom João Orani Tempesta, renovou a Consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus diante do Santíssimo Sacramento exposto, numa cerimônia transmitida pelos meios de comunicação, sem a presença do povo, devido às medidas de contenção da pandemia do Covid 19. O Cristo também se iluminou para agradecer aos profissionais de saúde que têm trabalhado em favor dos enfermos que contraíram a doença no Brasil.

“Como meu predecessor, Cardeal Dom Sebastião Leme, subo como peregrino esta montanha para, trazendo no coração de pastor, as angústias e esperanças do nosso povo, renovar a consagração realizada há noventa anos e muitas vezes renovada no decorrer desses decênios. Ele consagrou o Brasil ao Vosso Sagrado Coração. Trago comigo o povo de nosso país que clama por dias melhores e sonha por novos tempos”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, na noite deste Domingo de Páscoa, no Santuário do Cristo Redentor.

Já na segunda-feira, 13, durante a Oração do Regina Caeli, que Dom Orani tem realizado diariamente às 12h, o arcebispo fez memória de outras iniciativas importantes que aconteceram neste domingo de Páscoa, como a consagração da América latina e do Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe. “Como nas Bodas de Caná, rogamos a intercessão de Nossa Senhora para que peça a Jesus por nós”, sublinhou.

Também no domingo, às 15h, no mesmo momento em que o reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, sobrevoou a cidade com o Santíssimo Sacramento, o cardeal conduziu um momento de oração pelos estúdios da Rádio Catedral, a emissora oficial da Arquidiocese do Rio pedindo pelos enfermos.

“O Santíssimo Sacramento foi em procissão aérea pelas principais regiões da cidade e a presença de Cristo abençoou as pessoas. Jesus é aquele que confiamos nossa vida, que Ele nos olhe e nos salve. Queremos bendizer o Senhor, somos pessoas de esperança pelo fato de termos encontrado Jesus Vivo e Ressuscitado. Assim como os discípulos de Cristo, nós somos chamados a testemunhar. Cristo ressuscitou e por isso é possível olhar com serenidade para tudo o que acontece em nossas vidas, inclusive para os momentos mais difíceis. A última palavra não foi o túmulo fechado, mas o encontro com o ressuscitado. Também hoje somos chamados a encontrá-lo e enxergá-lo presente”, incentivou o cardeal.

Homenagem aos profissionais de saúde no Corcovado

No ato de consagração do Brasil ao Coração de Jesus, Dom Orani fez eco à realização de seu antecessor, o terceiro arcebispo do Rio, Cardeal Sebastião Leme, ao inaugurar o monumento do Cristo Redentor, no dia 12 de outubro de 1931. Dom Orani fez a mesma oração, dando destaque ao que Dom Sebastião disse no dia: “Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera”.

Antes da oração, a estátua do Cristo Redentor foi “vestida” por um jaleco branco e iluminada com diversas imagens de profissionais de saúde. Em diversos idiomas a palavra “Obrigado” simbolizou o agradecimento a todos que estão cuidando dos enfermos nesta época de emergência sanitária. Por sua parte, Dom Orani assegurou aos médicos e profissionais da saúde que “Todo o povo está rezando por eles”.

COMENTÁRIOS