MENU
Congresso Eucarístico Nacional
11/01/2016 07:48 em acidigital.com

Abertas as inscrições para o Congresso Eucarístico Nacional

Igreja no Brasil, de modo especial a Arquidiocese de Belém (PA) vive em 2016 um grande evento, que é o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Os interessados em participar já podem fazer a inscrição pelo site oficial, nas categorias padre ou fiel.

Nesta edição, o CEN traz como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”. O encontro acontecerá entre os dias 15 e 21 de agosto e ainda recordará os 400 anos da cidade sede, Belém.

Para realizar a inscrição, o interessado deverá acessar o site inscricao.cen2016.com.br e preencher formulário online, informando os seguintes dados: nome, endereço, diocese ou arquidiocese, paróquia, CPF e telefone. Além disso, para cada inscrito será criada senha de acesso à área restrita, possibilitando acompanhamento da inscrição e interações com o evento.

 

 

As inscrições poderão ser realizadas até as vésperas do evento, em agosto deste ano.

Ao ser sediado na capital paraense, o CEN 2016 também comemora o quarto centenário de Belém, celebrado no dia 12 de janeiro, e início da Evangelização na Amazônia. O período recorda, ainda, os 110 anos da elevação da então Diocese à Arquidiocese metropolitana.

De acordo com a organização do evento, o Congresso Eucarístico quer ser “a convergência das pessoas que professam a fé católica na Santíssima Eucaristia e desejam dar testemunho público de fé”, além de buscar “as consequências práticas da celebração dos Santos Mistérios e do Culto Eucarístico em geral, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade”.

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, da qual participaram fiéis e Bispos de vários países da Europa.

No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais, sendo o primeiro realizado em 1933, em Salvador (BA). Esta será a segunda vez que Belém acolherá o evento. A primeira aconteceu em 1953.

COMENTÁRIOS